segunda-feira, 1 de maio de 2023

Viagem por Santa Catarina - Dia 4 - Vila Germânica (Blumenau), Rota Enxaimel (Pomerode) e Fabrica de Chocolates Nugali

   Para você que chegou direto nesse post, aqui contamos o dia 4 da nossa viagem de 8 dias por Santa Catarina (veja o roteiro aqui) e nesse post vamos contar um pouco da nossa experiência saindo de Penha, subindo a Blumenau, passando por Pomerode e a rota Enxaimel e finalizando no hotel em Brusque onde dormimos para seguir viagem no dia seguinte.

Pórtico de entrada de Pomerode

    O roteiro completo do nosso dia está nesse link ou na imagem abaixo, mostrando os lugares por onde passamos de carro.


    Nossa primeira parada saindo de Penha foi Blumenau onde pensamos em passear pela Vila Germânica que estava toda enfeitada com o tema de páscoa ainda. Uma pena que o dia não colaborou muito pois estava chovendo constantemente, mas uma chuva fina que até dava pra gente se deslocar de abrigo em abrigo. Como chegamos cedo os restaurantes ainda estavam fechados apenas algumas lojinhas de lembrancinhas abertas mas deu pra passearmos pela Vila e tirar algumas fotos perto das árvores com ovos.


    Depois do nosso passeio, o próximo local que visitaríamos seria Pomerode, então pegamos o carro e, torcendo pro tempo estar melhor, fomos pra lá. Toda essa área tem bastante indústria têxtil e por ter muitas industriais lembre-se que a voltagem é 220V. Vemos diversas fábricas de roupas com suas lojinhas ao longo da estrada, mas como tínhamos pouco tempo, nem paramos para ver preços.

    A cidade de Pomerode é conhecida como a mais europeia de todas as cidades do Brasil e realmente é super arrumadinha, casinhas coloniais e perto do Centro, onde tem os museus e algumas atrações, tem também a rota Enxaimel que é uma rota que é feita de carro e no caminho diversas casas no estilo de construção que dá o nome ao caminho.



    DICA: No início do caminho, do lado esquerdo da estrada, tem um restaurante com um ponto de informações turísticas onde pode pegar um mapa com os principais pontos de interesse e históricos. Foi nesse local e seguindo o mapa que achamos o próximo local que visitaríamos, a Fábrica de Chocolate Nugali que tem um tour mostrndo as etapas de fabricação.

    O Tour custa 40 reais por pessoa, inclusive crianças, e como chamariz dizem que dá direito a provar alguns chocolates ao final. Caso estejam num grupo grande, sugiro parte fazer o tour e julgar se vale a pena todo o grupo fazer também. O tour é auto-guiado, ou seja, de tempos em tempos um novo grupo inicia e vai seguindo as salas onde tem um vídeo explicativo e passa para a próxima. Durante o tour vc passa por uma mini floresta com as árvores de Cacau, vê as abelhas que polinizam, e entende um pouco do processo de fabricação. Ao final pode experimentar a massa de Cacau pura, o chocolate 70%, o 40% ao leite, o branco e o zero açúcar. Fiquei na expectativa de poder experimentar alguns outros que tinham na loja mas somente esses estavam disoníveis.

   


    Acabamos fazendo menos compras do que gostaríamos pois parte do dinheiro ficou no tour mas ainda assim foi interessante. De lá voltamos ao Centro de Pomerode e seguimos em direção a Brusque onde ficaríamos essa noite antes de seguir para Urubici, num outro dia longo de viagem.

    Em Brusque ficamos hospedados num hotel 3 estrelas bem perto da rodoviária e aproveitamos pra ir jantar na praça de alimentação da principal loja da Havan que parece um shopping e fica bem perto do hotel.

 Enfim, terminava nosso quarto dia dessa aventura na Serra Catarinense depois de um passeio cultural pela cidade de Blumenau, além da Rota Enxaimel onde vimos dezenas de construções típicas européias e pudemos nos deliciar na fábrica de chocolate. No próximo post, vamos ter mais aventuras nas Grutas de Botuverá e um deslocamento grande até Urubici, passando pelo Santuário de Nossa Senhora de Lourdes.

   Para continuar acompanhando nossa aventura, só clicar nesse link acima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário