sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Teleférico de Nova Friburgo - RJ


Nova Friburgo, para os que não conhecem, é uma cidade na região serrana do Rio de janeiro, fundada por suíços, que infelizmente ficou conhecida nos noticiários pelo desastre que ocorreu em toda a região com aquele temporal que devastou a cidade alguns anos atrás, inclusive um de seus cartões postais que eu fui visitar, o Teleférico na praça do Suspiro.


O Teleférico fica na Praça do Suspiro, Centro de Nova Friburgo (Link para Google Maps), bem fácil de encontrar e com opções para estacionar seja na própria praça ou nas ruas q saem dela. Caso ainda assim tenha dificuldades, existe a opção do Shopping Friburgo que fica bem perto com estacionamento coberto.

Toda essa praça do Suspiro, a Igreja e o Teleférico foram severamente atingidos durante o alagamento e desabamentos da época mas hoje estão todos reformados e funcionando.


Para Subir (e descer) o Teleférico, o ingresso pode ser comprado na própria cabine, em frente ao local onde pega a cadeirinha e custa 25 reais por pessoa nos fins de semana. Achei caro pelo que oferece mas vale como passeio se estiver na cidade ou passando por ela. Para os moradores custa 20 reais (eu achava que deveria ser menos). Nos dias de semana é mais barato tanto para morador quanto para turistas e guardando o ticket, caso queira retornar lá no dia seguinte ou numa nova visita, tem 50% de desconto na compra do novo apresentando o ticket antigo.

Se nunca pegou um teleférico desses de cadeirinha, vai sentir um pouco de medo no início, se já pegou, vai curtir o passeio. Na cadeirinha podem subir 2 adultos juntos e até mesmo uma criança pequena junto. Nós subimos com nosso filho de 1 ano e 8 meses que adorou ver tudo lá de cima. O passeio é mais bonito descendo do que subindo pois ao subir a vista que se tem é apenas da mata e da estação lá no alto. Já descendo a vista da cidade é realmente muito legal. O passeio dura poucos minutos até o topo e recomendo se segurar bem na barra, não tentar levantá-la e se estiver com criança, segurar bem pois não tem cinto nem nenhum outro dispositivo de segurança além da barra.

Nunca pegou esse tipo de teleférico? Veja um vídeo de como é simples e um passeio para qualquer idade nesse vídeo.

Entrando no Teleférico

Saindo do Teleférico


Durante o revesamento, em agosto de 2016, até a tocha Olímpica Rio 2016 subiu de teleférico!

Estátua / Arte simbolizando a passagem da Tocha por aqui

Uma vez lá em cima, o principal atrativo é o visual do terraço mas tem diversas outras coisas como brinquedos eletrônicos, um boliche, um tobogã e até mesmo a boneca Eva que te leva pra conhecer o corpo humano passando por dentro dela. Tudo com uma cara de desgastado pelo tempo, mas uma vez lá em cima, escolha algo ou apenas sente no bar e relaxe curtindo o visual da varanda. Vi também que existe um ringue de patinação no gelo mas não me pareceu estar funcionando.

Panorâmica

Podem ver que tem muita sombra nas fotos e isso se dá pois subimos no final da tarde, durante o inverno. Recomendo subirem de manhã para poderem curtir o visual com bastante Sol e menos frio. Muitos locais recomendam subir também à noite, mas certamente bem agasalhado pro frio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário