quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Enxoval em Miami - Planejamento pré-viagem

Como disse, são muitas dicas que foram úteis, por isso quebrei em alguns tópicos dependendo de que fase você está. Nesse post vamos falar do planejamento antes da viagem para te ajudar a definir a duração da viagem, dicas de onde e como comprar passagem aérea, hotéis, aluguel de carro, etc.



Duração da viagem:

Se o objetivo é somente compras, recomendo por volta de 5 dias: 2 para compras, 2 para descansar e passear e 1 para arrumar as malas e compras de última hora. No nosso caso, escolhemos ficar 5 dias inteiros em Miami e ter 2 dias de descanso / passeio foi fundamental. Separar o último dia para arrumar as malas e outras compras foi uma dica que vimos em diversos lugares e acredite, vai precisar.

Nos planejamos da seguinte forma: Dia 1: Compras (roteiro mais abaixo), Dia 2: Passeio light, de ônibus ou barco, ou ir a praia pra relaxar as pernas, Dia 3: Segundo dia de compras (roteiro tb abaixo), Dia 4: Outro dia para relaxar, fazer outros passeios, visitar o aquário, etc, e já começar a arrumar as malas. Dia 5: Arrumar malas, ver o que falta da lista e sobra de espaço nas malas para comprar e passear depois de tudo arrumado. 

Ter isso planejado é fundamental para poder comprar as passagens aéreas sem medo de ser muito ou pouco tempo.


Passagem Aérea:
  • A primeira dica é: Compre com pelo menos 1 mês de antecedência. Vai economizar bastante.
  • Use milhas se tiver e não puder comprar com tanta antecedência.
  • Vá pelo menos 2 pessoas, mas não leve a família toda pq atrapalha a logística.
  • Se estiver buscando economizar, veja voos com escala, que por mais q sejam mais cansativos, são mais baratos.
  • Veja com a companhia aérea se possuem lugar para grávidas (ou primeira fileira com mais espaço para as pernas ou corredor, próximo ao banheiro)
  • Busque nos sites de passagens, mas depois veja diretamente no site da companhia aérea se consegue um valor melhor.
No nosso caso, depois de buscar diversas companhias e como não tinha milhas, escolhemos a Aeroméxico, via Cidade do México. Motivo: A passagem comprada com mais de 30 dias de antecedência estava em torno de 200 dólares mais barata, cada passagem. A empresa foi atenciosa e nos colocou na ida em um lugar perto do banheiro (fundo do avião) e na volta longe (primeira fila) porém com muito espaço para as pernas. Fomos em 2: Eu e minha esposa (grávida de 5 meses). Site útil para busca de passagens: www.skyscanner.com.br

Hotél:
  • Com a passagem comprada, veja disponibilidade para as datas nos sites de reserva de hotéis.
  • Sites q recomendo: 
  • Verifique se o hotel tem estacionamento próprio, sem taxa extra, pois em Miami é complicado estacionar e custa caro o pernoite.
  • Próximo ao aeroporto tem muitas opções de hotéis, veja sempre no mapa onde fica o hotel e as distâncias pois pode não compensar o valor que vai gastar de combustível para fazer qualquer coisa.
  • Verifique se o hotel recebe encomendas sem custo extra. Basta mandar um e-mail ou ver nas informações do hotel no site.
Fachada do Motel Bianco, na Biscayne Boulevard.
No nosso caso ficamos perto de Downtown na Biscayne Boulevard (US1), num Motel que tinha estacionamento, porém pequeno, e recebia as encomendas. Quando o estacionamento lotava, tínhamos que parar na rua lateral, na calçada do hotel, o que não era problema. Excelente custo benefício e todos falavam espanhol. Motel Bianco.

Por ser perto da I95 (uma das avenidas expressas que cruza Miami), nos facilitava muito para ir fazer as compras.

Carro:
  • Reserve seu carro com antecedência, online, com uma das empresas que estão presentes no aeroporto.
  • Em Miami vc pega o carro diretamente no aeroporto. Na verdade é um prédio-garagem anexo ao aeroporto. Basta pegar as indicações para Rental Cars ou MIA Mover (trem elétrico) que vai chegar ao local.
  • O tamanho do carro depende de quantas pessoas vão com vc e quantas malas espera trazer na volta para o aeroporto.
  • Use sites especializados para reservar pois geralmente eles possuem descontos e já incluem alguns seguros no preço como: www.rentalcars.com
  • Em Miami, nas highways, os pedágios são automáticos (não tem cabine) então busque empresas que possuam o sistema SunPass ou Toll by Plate.
Entrada do MIA Mover para ir ao centro de aluguel de carros
Hall do predio de aluguel de carros em Miami
Depois de muito pesquisar, alugamos na Alamo que eu recomendo por diversos aspectos. Decidimos por um carro da classe compacto, que na verdade é um sedan médio (Nissan Versa, Chevrolet Sonic, etc). pois cabiam 2 malas grandes no porta malas e nossa previsão era de 3 malas grandes e uma pequena. As outras viriam no banco traseiro.

Alamo do aeroporto de Miami
A escolha da Alamo foi pela facilidade de pegar o carro no aeroporto, uma vez que não precisaria falar com o atendente mas podia resolver tudo no totem de auto-atendimento. Veja um vídeo do youtube aqui, mostrando como usar o totem. Segundo, pq tinha um preço bom, bem próximo do mais barato. Terceiro, pq caso eu precisasse usar algum pedágio, eles tinham o sistema Toll by Plate e iriam me cobrar apenas 4 dólares por dia q eu utilizasse, além do valor do pedágio. Outras cobravam o sistema usando ou não.

Com tudo reservado/comprado e viagem já desenhada, o próximo passo é pensar na lista do que vão comprar em Miami, que falo neste post.